Reflexão para Mulheres Cristãs.

Olá, queridas irmãs!

Hoje se comemora mais um dia internacional das mulheres! 

Durante toda a semana vi alguns comentários acerca desse assunto e do papel das mulheres que vem se reinventando nos dias modernos. Muito pode ser falado a respeito da mulher, seu papel e atuação, sobretudo no contexto cristão. 



A Sagrada Escritura nos dá diretrizes para toda mulher cristã. O exemplo da mulher de provérbios, capítulo 31, nos oferece um alto padrão a ser ansiado por nós, que revela nossa total incapacidade, em nós mesmas, de ser o que o Senhor quer que sejamos. Por outro lado, a visão desse texto, deve nos mover a um total quebrantamento e dependência de nosso Senhor Jesus, para que Ele nos torne a mulher que Ele mesmo designou que devemos ser para honra e glória do seu Santo Nome. Contudo, já há algum tempo, algo tem chamado a minha atenção no que se refere ao comportamento e atuação das mulheres no contexto da igreja e do cotidiano familiar, e é sobre isso que gostaria de falar com vocês hoje. Espero que vocês também compartilhem comigo a sua visão e experiência, através dos comentários desta postagem.

Tenho visitado algumas igrejas e participado de algumas conferências, além de corriqueiramente conhecer algumas mulheres cristãs de diversas denominações, e tenho percebido que os assuntos que permeiam as “rodas” de mulheres são assuntos, na grande maioria dos casos, estritamente seculares. Não que um grupo de mulheres cristãs conversando não possa falar de assuntos cotidianos como moda, receitas, escola dos filhos, programas de TV e etc. Acho sim, que devemos compartilhar algumas “boas dicas” sobre roupas modestas, cuidado dos filhos e da casa e tudo mais. O que tem me entristecido, no entanto, é a carência desses mesmos assuntos recheados de Deus e Sua Glória: o que Ele tem feito em nossa vida, como tem se revelado a nós, alguma passagem bíblica que tem falado ao nosso coração, assuntos que demonstram luta contra o pecado, anseio por santidade e a glória de nosso Deus.

Percebo que os chamados “assuntos de Teologia” acabam ficando para nossos esposos ou simplesmente para aqueles que exercem algum cargo de liderança nas Igrejas. Tanto no contexto de igrejas tradicionais, onde as mulheres não exercem liderança nos cultos, ou mesmo no contexto pentecostal onde muitas vezes a atuação feminina é a maioria, recordo-me de situações onde as mulheres reunidas, em grupos, nada falavam sobre nosso Deus Todo-Poderoso e Seu precioso Evangelho. Em alguns casos, irmãs em Cristo já me relataram que, na tentativa de iniciar alguma conversa sobre algo de caráter piedoso, acabaram ficando sozinhas ou, vendo seu assunto ser interrompido bruscamente...

E por que dificilmente encontramos grupos de mulheres falando sobre Deus e o que Ele tem feito em suas vidas?

Ao fazer essa pergunta, não posso evitar de pensar na advertência do apóstolo Paulo aos colossenses: "Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória." COLOSSENSES 03:01-04

O ensino de Paulo, aqui, nos mostra que faz parte do cristão verdadeiro - aquele que um dia viu toda sua miséria de pecado e correu até Cristo Jesus como seu Senhor e Salvador - ansiar por Cristo e ter nEle todo seu prazer, gozo e satisfação. Esse tem sua mente renovada e passa a tratar todos os assuntos de sua vida através da cosmovisão cristã bíblica, além de não poder  se conter de falar de seu Mestre e de sua caminhada com Ele. 

Além do mais, em Cristo Jesus, nós temos tudo o que necessitamos para usufruir de uma vida piedosa, santa e que glorifique a Deus em todos seus aspectos: “Visto como, pelo Seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para Sua própria glória e virtude, pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis co-participantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo.” 2 PEDRO 01:03-04

Logo mais abaixo, no verso 10 do mesmo capítulo, Pedro conclui: “Por isso, irmãos, procurai, com diligência cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição; porquanto, procedendo assim, não tropeçareis em tempo algum.”

Creio que cabe a nós, mulheres cristãs, avaliarmos nossa vida por meio de nossos frutos de justiça, colocando-nos diante do Senhor em oração, para que Ele nos revele qual tem sido o tema principal de nossas conversas, anseios e preocupações. Se de fato temos dado um testemunho piedoso e temos nos diferenciado das mulheres que não conhecem e não servem a Deus; se temos brilhado em meio à escuridão que se apresenta por vezes em grupos “cristãos”; se as verdades transformadoras do Evangelho de Jesus Cristo têm sido anunciadas através de nossa boca.

Não podemos pensar que os “assuntos de Deus” devem ser limitados aos homens, pastores, ou às pessoas com títulos acadêmicos de Teologia e grande conhecimento bíblico. Se a Vida de Cristo, em nós, tem transformado nossas vidas e movido nossos corações em direção ao nosso alvo, que é Cristo, devemos falar de seu Santo Evangelho e Seu Poder, de suas promessas, dos testemunhos de irmãos e irmãs fiéis, conforme a palavra do Senhor nos exorta em Mateus capítulo 12 versículo 34 b: “a boca fala do está cheio o coração”.

Precisamos entender o conceito exposto pelo autor do livro “Quando Pecadores Dizem Sim”, Dave Harvey. Em seu livro ele diz, que todos nós somos teólogos; que nossa teologia é o que cremos acerca de Deus. Essa crença influencia diretamente a nossa cosmovisão, sendo percebida por meio de nosso comportamento, nossas ações, nossos sentimentos, ou seja, toda nossa vida. Com isso, devemos nos perguntar: Qual é a minha teologia?

Cabe a nós um autoexame. Ir aos pés do Senhor e como o salmista dizer: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.” SALMO 139: 23-24
“As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença, SENHOR, rocha minha e redentor meu!” SALMO 19:14

Creio que precisamos nos debruçar sobre as Sagradas Escrituras para buscarmos uma definição bíblica de nosso papel de mulher cristã em suas várias facetas, de forma que possamos ter claro em nossa mente e coração o padrão bíblico que Deus designou para as mulheres. Assim, em quebrantamento de coração e dependência dEle, pedir que o Senhor nos faça conformes à imagem de Seu Filho, de maneira que glorifiquemos a Ele em todos aspectos de nossa vida.

“Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.” 1Coríntios 10:31

Que Deus nos ajude a honrá-Lo e glorificá-Lo em todas as áreas de nosso viver!

Thamires Meninel

Comentários

  1. Que o Senhor seja louvado, glorificado e engrandecido em sua vida, amor. Te amo!

    ResponderExcluir
  2. Amém! Que façamos tudo para a glória de Deus. Acho q como mulheres temos nos deixado contaminar com o corre, corre, com o ativismo, com tantas coisas que são importantes mas não são o principal. E que na medida que tentamos até servir melhor nosso esposo, filhos e até nós mesmos, com dieta melhor, jeito melhor de fazer tal coisa etc isso acaba nos enchendo de muita aceleração. É uma matemática que ainda não sei como fecha, já q são tantas demandas!!! Por isso a ansiedade, a depressão é o mal do século. Que possamos aquietar sempre nossa alma para nos focarmos no que é eterno, ainda que estejamos aqui na terra!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, que o Senhor nos ajuda e nos capacite!! Obrigada por seu comentário. Deus abençoe querida!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

COLEÇÃO HORINHAS COM DEUS e a Editora Sinodal

História 4 – Servir Sorrindo

O Esqueleto Humano em Fascículos nas Bancas!!!