Como Planejamos as Aulas de Nossas Filhas na Educação Domiciliar (Homeschooling)?
Olá queridos! A postagem de hoje é sobre homeschooling,
queremos compartilhar com vocês um dos materiais que utilizamos nas aulinhas
das meninas aqui em casa, ou melhor, uma ferramenta que usamos para nos ajudar a organizar melhor
os materiais para as aulas
e o seu planejamento.
É muito comum os pais que decidem por educar seus filhos em
casa se perguntarem por onde começar, o que ensinar, que currículo e
metodologia usar e etc. Nós também passamos por isso e acreditamos que isso seja bastante normal. Aos pouco, com uma pesquisa aqui e outra ali, conversas por lá e outras acolá, tudo acompanhado de muita oração, as coisas vão entrando nos eixos e logo se estabelece
oficialmente o conteúdo a ser ensinado na educação domiciliar propriamente dita! (Glória à Deus por isso!)
Iniciamos oficialmente o homescholling em fevereiro do ano passado (2016) com nossa filha mais velha: a Thaiane. Para que o tempo educacional, com nossa menininha, fosse aproveitado ao máximo, desenvolvemos um planejamento personalizado de aulas para o decorrer do ano letivo. Esse planejamento teve, em si mesmo, uma carga de "formalidade", devido a pretensão de nos resguardar em meio a possíveis problemas judiciais, ou seja, fizemos um planejamento de modo que pudéssemos registrar e arquivar todas as atividades educacionais trabalhadas com nossa filha. Objetivando criar provas concretas de que não estávamos promovendo o tal "abandono intelectual" de nossa criança, todas as atividades foram desenvolvidas com o registro manual de nossa pequena pupila, contendo o nome dela e a data da realização da atividade. Também será muito bom no futuro termos esse registro para que ela mesma possa ver em detalhes sua trajetória de estudos. Será uma bela recordação.
No início de 2016, fizemos um levantamento do conteúdo educacional que apresentaríamos a ela no decorrer do ano. Inicialmente, focamos em conteúdos de Língua Portuguesa (reforço na alfabetização e caligrafia), Matemática (alfabetização matemática), Ciências, História, Geografia e Atividades Sensoriais - todos embasados, na medida do possível, com conteúdos vinculados à Teologia Reformada. Com isso em mãos, dividimos o conteúdo em tópicos devidamente distribuídos nos dias letivos daquele ano (os dias que pretendíamos trabalhar com ela: de fevereiro a novembro, exceto finais de semana, feriados e 30 dias no meio do ano). Em seguida, fizemos uma tabela mensal do conteúdo dividido diariamente em tópicos, para então podermos planejar cada aula. Veja como ficou:
Com o Planejamento Mensal em mãos, desenvolvemos o Plano de Aula Semanal, onde registramos manualmente nosso objetivo a ser atingido ao trabalhar cada tópico, o modo como o apresentaríamos a nossa filha e os materiais que utilizaríamos para isso, como vocês podem perceber logo abaixo:
Além do Plano de Aula Semanal, criamos o Registro de Aula Semanal, um documento que nos possibilita o registro manual diário das atividades aplicadas no decorrer da semana. Nele podemos também registrar nosso parecer da aula ou da atividade aplicada e alguma observação pertinente à avaliação que fazemos do desempenho de nossa filhinha na realização das atividades e na apreensão dos conteúdos.
Com esses três documentos à nossa disposição, nos munimos de uma pasta fichário de 4 argolas com sacos plásticos tamanho A4 para arquivar as atividades. Separamos o saco plástico inicial para arquivar a folha do Planejamento Mensal. No saco plástico seguinte, inserimos as folhas do Plano de Aula Semanal e do Registro de Aula Semanal, de modo que ambos pudessem ser visualizados (o Plano na frente e o Registro no verso) e assim pudéssemos arquivar todas as atividades desenvolvidas no decorrer da semana entre os dois documentos.
Graças ao Senhor, assim fizemos no decorrer de 2016. No final do ano, pegamos todas as atividades, retiramos da pasta e juntamos tudo com o objetivo de encaderná-las num único livro. Esse volume único poderá servir como documento para comprovação de nosso trabalho de Educação Domiciliar e também como registro para recordação do progresso educacional de nossa primogênita!
Louvamos a Deus por essa experiência, pois está sendo única em nossas vidas. Glória a Deus!
Alguns de vocês devem estar se perguntando sobre a Educação Religiosa: Por que essa matéria não foi contemplada no planejamento de sua filha?
Quanto à questão religiosa, sempre que possível, associamos as realidades da vida cristã às matérias estudadas. Quanto ao mais, decidimos permanecer abordando esse assunto como sempre fizemos: por meio de leitura bíblica, de relatos dos eventos bíblicos, da leitura de literatura cristã (como o Peregrino, por exemplo) da memorização de versículos, da meditação no Breve Catecismo de Westminster e do Culto Doméstico, os quais já vinhamos trabalhando antes mesmo de iniciarmos a Educação Domiciliar formal em nosso lar.
Referente a outros assuntos como leitura de literatura secular, jogos, brincadeiras, e outras atividades em nosso lar ou fora dele, decidimos fazer de maneira informal, sem incluir no planejamento anual.
Esse mesmo modelo estamos seguindo, agora, com o Planejamento de 2017.
Esse mesmo modelo estamos seguindo, agora, com o Planejamento de 2017.
Planilha do Excel dos Planejamentos de Aula para download e livre utilização:
Que Deus abençoe a todos pais no propósito divino de educar integralmente os seus filhos em casa.
"4 Ouça, ó Israel: O Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor. 5 Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças. 6 Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. 7 Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar. 8 Amarre-as como um sinal nos braços e prenda-as na testa. 9 Escreva-as nos batentes das portas de sua casa e em seus portões." Deuteronômio 06:04-09
Estamos à disposição para tirar quaisquer dúvidas que venham a surgir com respeito a esse material ou para auxiliar, dentro de nossas possibilidades, no seu planejamento familiar de educação domiciliar.
Graça e Paz...
JOSUÉ e THAMIRES MENINEL
Muito obrigado por compartilhar a experiência de vocês. Não pensem que está sendo vão. Vocês são instrumentos de Deus.
ResponderExcluirNós que agradecemos o feedback e incentivo para continuarmos pela Graça de Deus, ficamos muito felizes, ore por nós, que o nome do Senhor Jesus seja glorificado em nossas vidas!
ResponderExcluirDeus abençoe você e sua família, obrigada por nos acompanhar!!
Obrigado pelo material e parabéns pelo blog.
ResponderExcluirMuito obrigado, Eder...
ExcluirFicamos muito felizes em sermos úteis de alguma forma. Qualquer dúvida, fale conosco. Se pudermos ajudar de alguma maneira, será recompensador!
Só pedimos que ore por nós, de modo que o Senhor nos mantenha perseverantes nesse santo propósito!
E que o Senhor abençoe você e toda sua família!!!
PAZ, amado!
Oi boa tarde, hoje vi sobre esse assunto em um canal de TV, fiquei muito feliz pois até então não tinha esse conhecimento, tenho um filho especial de 11 anos que está na quarta série do ensino público, desde quando ele tiver há um ano e nove meses paguei escolas particulares , no qual não vi tá to progresso, hoje fico com ele em sala de aula, porque sozinho ele não aprende, como é epilético atrapalha a frequência dele em sala , então me deparo com muita dificuldade para ele ir pra escola, atrapalha toda minha rotina e principalmente o aprendizado dele, fiquei muito interessada em fazer isso em casa de poder dá aula até porque na escola eu sou a professora dele , gostaria de saber de vcs o que vcs acham e se poderiam me orientar mais sobre isso desde já agradeço . Valéria de são Paulo capital
ResponderExcluirOlá Valéria, obrigada por compartilhar sua experiencia com a gente! Sem dúvida a Educação Domiciliar pode ser uma ótima opção para vcs também, certamente trará melhores resultados do que vc tem tido até o momento conforme vc relatou. É sempre bom lembrar que antes de tudo é necessário conhecer melhor essa prática e suas possibilidades antes de iniciar algo formalizado. Podemos te auxiliar com materiais de pesquisa para conhecimento do assunto e orientações sobre os primeiros passos, será um prazer para nós poder ajudar vc. Por favor me encaminhe um e-mail para que possamos conversar melhor: thamiresmeninel@gmail.com. Deus abençoe vcs e obrigada por nos acompanhar!
ResponderExcluirParabéns! A etapa mais difícil para quem inicia a educação familiar é o ajuste de um planejamento anual e semanal que funcione para cada família. Nos primeiros anos é fundamental fazer o que vocês fizeram: ter um plano diário, este serve não apenas para nos guiar a cada etapa, mas para descobrirmos o ritmo ideal de aprendizagem de cada criança. Nos próximos, anos após o período de alfabetização, vocês perceberão que seus planos anuais serão cada vez mais coerentes e não haverá necessidade de fazer um plano diário, você poderá optar por manter o plano anual e um plano semanal flexível.
ResponderExcluirNós iniciamos a nossa educação familiar no segundo semestre de 2013 (de forma parcial) e a partir de 2014 de forma integral. Foi a melhor decisão que tomamos, nossos filhos são felizes, cresceram em fé, intelecto e caráter.
Uma semana iluminada para vocês!
Muito obrigada! Sem dúvida o planejamento é uma ferramenta essencial, norteadora mas que se adapta ao ritmo de aprendizagem de cada criança. Ficamos felizes por seu comentário e agradecemos por compartilhar conosco a sua experiência. Deus abençoe vc e sua família!
ExcluirOlá, boa noite! Excelente trabalho! Obrigada por compartilhar. Gostaria de saber qual a idade dá sua filhinha, a indade que vocês começaram a fazer esse planejamento.
ResponderExcluirOlá Mariana, obrigada pelo carinho! Iniciamos o planejamento oficial em fevereiro de 2016. Nossa filhinha estava com 4 aninhos e superou as nossas expectativas com relação a alfabetização e aprendizagem. Hoje ela tem 5 anos e está em seu segundo ano formal de Educação Domiciliar. Obrigada por participar, Deus abençoe vc!
ExcluirBoa noite, tudo bom!!
ResponderExcluirGostaria de saber se vocês disponibilizam o plano de aula que vocês fizeram com a sua filha. Tenho um monte de material que baixei para fazer n atividades, mas não consigo me organizar, rsrs.
Dês de já, agradeço!
Olá Luciana, tudo bem?!?
ResponderExcluirComo você está gerenciando sua Educação Domiciliar?
Você conseguiu baixar os 3 arquivos em EXCEL que nós disponibilizamos nessa postagem?
O currículo educacional do homeschooling tem uma característica bastante individualizada, tanto no que diz respeito aos objetivos dos pais, quanto às peculiaridades da criança, foco do ensino doméstico.
ResponderExcluirSendo assim, é imprescindível que você mesma escolha o conteúdo que deseja ensinar aos seus filhos e o método pelo qual o fará.
Como você aparenta estar no começo de suas atividades educacionais domésticas, sugiro que você adquira um livro didático (compatível com a idade de sua criança). Analise todo o conteúdo subdividido entre Português, Matemática, etc., Em seguida, escolha uma matéria, divida todo o conteúdo pela quantidade de meses que você pretende lecionar à sua criança. Depois, subdivida o conteúdo de cada mês na quantidade de aulas por semana que você deseja aplicar as lições. Com isso, você terá o conteúdo de cada dia da semana. É então que você conseguirá preencher as planilhas de EXCEL que disponibilizei acima.
O método pedagógico que você adotará para aplicar esses conteúdos dependerá dos seus objetivos. Conforme você for estudando o assunto, se identificará mais com aquele que atender as suas necessidades!
Espero ter ajudado.
Qualquer coisa, entre em contato conosco pelo facebook.
Abs.