A Necessidade de uma Confissão de Fé para a sua Família.

Queridos irmãos que têm passado por aqui. Principalmente a vocês, pais, homens, sacerdotes de seus lares e educadores de seus filhinhos. É com vocês que compartilho esse pensamento:

Enquanto redigia sobre a Confissão de Fé de nossa família, me veio à mente um livreto do John Piper, publicado pela Editora Fiel e disponibilizado gratuitamente como e-book no site Ministério Fiel. Trata-se de uma obra recomendada aqui nesse blog, sob o título: "Preparando-se para o Casamento".

Infelizmente, esse material chegou tarde demais em minhas mãos, quando eu já era casado. Mas mexeu muito comigo e com minha esposa, levando-nos a pensar sobre a necessidade de se definir a Confissão de fé de nossa família.

Logo no início do primeiro capítulo, Piper revela como é imprescindível se colocar as cartas na mesa - sobre os principais assuntos da vida - diante da pessoa com quem se pretende fazer os votos do matrimônio. Isso, obviamente, porque todo cristão, antes de tudo, deve viver na luz, em transparência total para com todos e principalmente para com seu futuro cônjuge; e depois, porque o casal, comprometido um com o outro e pretendendo passar a vida um ao lado do outro, precisa alinhar seus pensamentos, alvos, objetivos, desejos, anseios, etc., se pretende formar uma família que honre e glorifique ao Senhor.

É fundamental que os futuros cônjuges entrem no matrimônio com as principais questões da vida (ou a grande maioria delas) previamente acordadas entre eles, principalmente as questões teológicas! Hoje entendo quão necessário isso é para todo lar cristão. É um divisor de águas entre aquilo que cremos e as demais doutrinas correntes lá fora. Importantíssimo para que não sejamos levados por quaisquer ventos de doutrina - nós, nossa esposa, e principalmente, nossos filhos - e para que mantenhamos, em família, uma vida piedosa, bíblica e teologicamente coerente.



Caso essa atitude não tenha sido tomada por você antes do matrimônio (assim como não foi por mim, o que é muito comum em nossos dias), então gostaria de sugerir que você considerasse, como pai e sacerdote de seu lar, e com o auxílio de sua esposa, a grande necessidade de se definir o credo de sua família e catequizar seus filhos a partir de uma teologia comum.

Tal atitude coloca tantas coisas no lugar! E ainda nos fornece meios eficazes para levar adiante o Culto Familiar, a prática da Educação Domiciliar (Homeschooling), além de nos fornecer diretrizes santas e misericordiosas na educação disciplinar de nossos filhos.

Havendo dificuldades e inseguranças de sua parte, ou de sua esposa, em definir a Confissão de Fé de sua família, sugiro que você recorra ao auxílio de sua igreja local: pastores, líderes, presbíteros, etc.; pois é algo muito urgente, que precisa ser feito o quanto antes.

A responsabilidade paterna, acompanhada do benefício familiar dessa iniciativa não se reserva apenas a famílias de pastores, presbíteros, diáconos, evangelistas, missionários, seminaristas, líderes espirituais, etc.. Isso é necessário a todo cristão, pai, verdadeiramente regenerado pelo Espírito Santo. Como alguém, certa vez me disse: "A nossa prática revela nossa teologia." Sim! Aquilo em que cremos rege nossas atitudes. Sendo assim, quão importante é que você defina com sua esposa tudo aquilo em que crê, e tudo o que ensinará aos seus filhos, para que diante do Senhor, e na total dependência dELE, você viva piedosamente, com os seus, enquanto estiver peregrinando nesse mundo vil!

A exortação dada pelo profeta Oseias a um sacerdote é útil como advertência a nós: "O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porque tu, sacerdote, rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos." OSEIAS 04:06 

Nós homens somos sacerdotes de nosso lar. Nossa maior responsabilidade e preocupação deve ser ESPIRITUAL. Nossa família depende espiritualmente de nós. Nossos filhos devem ser educados, catequizados e doutrinados por nós, ou ainda, sob nossa orientação e supervisão; contudo se negligenciarmos esse santo ministério - delegando tal responsabilidade a outros (esposa, escola, professores, igreja, pastores, etc.) ou transferindo-a a níveis inferiores de importância dentro do lar (abaixo de nossa profissão, nossos investimentos, nossos entretenimentos, nossos interesses pessoais, etc.) colocaremos nossos filhos sob uma condição de vulnerabilidade espiritual por falta do conhecimento de Deus, expondo-os à destruição de suas almas por causa de nossa indolência.

Fique claro que não estou, com isso, negando a importância desses outros meios formativos na vida de nossos filhos - esposa, escola, professores, igreja, pastores, etc.. Estou apenas tentando salientar a importância paterna na família e a grande responsabilidade espiritual que Deus depositou nos ombros de um pai para que esse se veja totalmente incapaz de realizá-la e se volte continuamente ao Senhor em completa dependência e sujeição à Sua Santa Vontade.

Que o Senhor nos ajude a enxergar quão terrível fardo de responsabilidade está sobre nossas costas. Que ELE nos faça dar o devido valor à alma de nossos filhos e a ver quão impossível é, em nós mesmos, cumprir com a tarefa de evangelizá-los, de guiá-los espiritualmente. Que ELE nos desperte para que possamos ver que Ele também nos concede todas as diretrizes necessárias, em Sua Santa Palavra, para que formemos uma família bem-sucedida espiritualmente. E que ELE nos humilhe, quebrante, para que reconheçamos quão incompetentes somos e para que, em nossa fraqueza, recorramos constantemente a ELE, no cumprimento de Seu querer.

Voltemos às Sagradas Escrituras e vejamos o que Deus ordena aos pais referente à sua família. Lancemo-nos aos pés da Cruz de Cristo para que alcancemos graça e misericórdia para cumprir com esse árduo, porém gratificante, ministério paterno, visando a honra e a glória do Seu Santo Nome.


Josué e Thamires Meninel
03/01/2016

Comentários

  1. Muito bom!!!
    Que Deus nosso pai continue a agir com misericórdia e nos ajude a colocar em prática todas nossas responsabilidades descritas em Sua palavra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, Dézão...
      Que a graça de nosso Senhor e o Seu Santo Espírito nos capacite a viver como pais que honrem e glorifiquem o Seu Santo Nome!

      PAZ!!!

      Excluir
  2. Amem e amem....Que o Senhor nos conceda sabedoria para aprendermos mais e mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém Mô...

      E que esse aprendizado surta efeito, frutificando em nosso lar pelo Espírito Santo, de modo que nossa vida honre e glorifique a Deus sempre!

      Graça e Paz, mano...

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

COLEÇÃO HORINHAS COM DEUS e a Editora Sinodal

História 4 – Servir Sorrindo

História 40 - Caixa de Reclamações